Publicado em 08/07/2019 por Tati Sisti
A UNESCO aprovou o pedido da Islândia para incluir o recém-ampliado Parque Nacional Vatnajökull como Patrimônio Mundial da Humanidade.
JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTOFOLLOW
O Parque Nacional Vatnajökull será o terceiro Patrimônio da Humanidade da UNESCO do país, e o primeiro a receber o reconhecimento por sua natureza única.
Vatnajökull se junta ao Parque Nacional de Þingvellir, um local cultural, e à Ilha Surtsey, uma maravilha geográfica/geológica única.
Esta região vulcânica icônica cobre uma área de mais de 1.400.000 hectares, quase 14% do território da Islândia. A área tem 10 vulcões centrais, oito dos quais são subglaciais. Dois deles estão entre os mais ativos na Islândia.
A interação entre os vulcões e as fissuras subjacentes à calota polar de Vatnajökull cria formas incríveis, sendo a mais espetacular a Jökulhlaup – uma inundação súbita causada pela ruptura da margem de uma geleira durante uma erupção.
Esse fenômeno recorrente levou ao surgimento de planícies de areia única, sistemas fluviais e canyons em rápida evolução. As áreas vulcânicas abrigam a fauna de água subterrânea endêmica que sobreviveu à Era do Gelo.
Assista aos stories do Trip To Follow na Islândia e veja vídeos de Vatnajökull (Destaque “Iceland”).
Um comentário para “UNESCO aprova Vatnajökull como Patrimônio Mundial”