UNESCO aprova Vatnajökull como Patrimônio Mundial

O parque será o terceiro Patrimônio da Humanidade da UNESCO do país, e o primeiro a receber o reconhecimento por sua natureza

A UNESCO aprovou o pedido da Islândia para incluir o recém-ampliado Parque Nacional Vatnajökull como Patrimônio Mundial da Humanidade.

JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTOFOLLOW

O Parque Nacional Vatnajökull será o terceiro Patrimônio da Humanidade da UNESCO do país, e o primeiro a receber o reconhecimento por sua natureza única.

Vista do alto da geleira durante um sobrevoo de monomotor (Foto: Trip To Follow)

Vista do alto da geleira durante um sobrevoo de monomotor (Foto: Trip To Follow)

Vatnajökull se junta ao Parque Nacional de Þingvellir, um local cultural, e à Ilha Surtsey, uma maravilha geográfica/geológica única.

Esta região vulcânica icônica cobre uma área de mais de 1.400.000 hectares, quase 14% do território da Islândia. A área tem 10 vulcões centrais, oito dos quais são subglaciais. Dois deles estão entre os mais ativos na Islândia.

A interação entre os vulcões e as fissuras subjacentes à calota polar de Vatnajökull cria formas incríveis, sendo a mais espetacular a Jökulhlaup – uma inundação súbita causada pela ruptura da margem de uma geleira durante uma erupção.

Vista do alto de crateras vulcânicas da região durante um sobrevoo de monomotor (Foto: Trip To Follow)

Vista do alto de crateras vulcânicas da região durante um sobrevoo de monomotor (Foto: Trip To Follow)

Esse fenômeno recorrente levou ao surgimento de planícies de areia única, sistemas fluviais e canyons em rápida evolução. As áreas vulcânicas abrigam a fauna de água subterrânea endêmica que sobreviveu à Era do Gelo.

Assista aos stories do Trip To Follow na Islândia e veja vídeos de Vatnajökull (Destaque “Iceland”).

Tags:  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>