Sublime Comporta, em Portugal

Tudo sobre o hotel mais badalado da região

Nem precisa ser verão para dedicar alguns dias de uma viagem à Portugal em Comporta. Um dos litorais mais badalados da atualidade da Europa também tem um dos melhores hotéis do país, o Sublime Comporta.

SERVIÇO
Sublime Comporta

Site: www.sublimecomporta.pt
Endereço:Grândola, Portugal
Telefone: +351 269 449 376
Facebook:Sublime Comporta
Instagram: @sublimecomporta

O destino é o equilíbrio perfeito de lugares-desejo ao redor do mundo, misturando características de vários deles. Há quem diga que seja a “nova St. Tropez”. Há quem faça comparações (bem mais moderadas) com a agitação de Ibiza. E há quem diga que o litoral se assemelha a destinos da América do Sul, como Uruguai ou o Nordeste brasileiro.

JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTOFOLLOW

Verdade é que Comporta é um lugar único e tem uma energia incrível. Não só por aqueles que te recepcionam no próprio hotel, nos restaurantes beira mar ou nas lojinhas de rua, mas também pela perfeita mistura da atmosfera rural com a praiana. Se tem combinação melhor, desconheço.

Praia de Comporta (Foto: Trip To Follow)

Praia de Comporta (Foto: Trip To Follow)

É verdade, ele fica em uma cidade litorânea. Mas o clima campestre é o que faz com que o Sublime Comporta seja ainda mais incrível. Por isso, seja primavera, verão, outono ou inverno, ele pode ser o hotel ideal.

Leia também:

Comporta é uma região muito especial de Portugal, na costa Atlântica, com muita natureza, praias, lagoas secretas, plantações, dunas selvagens e extensos arrozais – por ali estão os maiores campos de arroz de Portugal. Consegue imaginar a beleza desse lugar?

Lala Rebelo, Paty Ruzene, César Santos, Pimpa Brauem, Priscila Quirós e eu na entrada do Sublime Comporta

Lala Rebelo, Paty Ruzene, César Santos, Pimpa Brauem, Priscila Quirós e eu na entrada do Sublime Comporta

Nada melhor do que conhecer tudo isso e completar a experiência com um hotel moderno, mas que mantém suas raízes no passado e que te faz aflorar um mix de sensações, conforto e luxo.

Não é por acaso que com menos de um ano após a abertura, o Sublime Comporta foi reconhecido pela revista Travel + Leisure como um dos “Melhores Novos Hotéis no planeta”. Já o Word Travel Awards deu ao Sublime Comporta o prêmio de “Melhor Villa Resort em Portugal”.

Entrada do hotel Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Entrada do hotel Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Lareira acessa, boa comida, bons vinhos e um acolhimento caloroso são perfeitos para aquecer os dias mais frios em um hotel que mais lembra uma country house. Nos dias mais quentes, basta escolher sua praia favorita ali e curtir o sol.

Como o hotel nunca fecha as portas, você pode visitá-lo em qualquer época do ano e ter experiências bem diferentes durante as diferentes estações. Sabe o que é melhor? Fica pouco mais de 1 hora de Lisboa, capital do país.

O caminho até lá já dita o que nos espera. A estrada que liga Comporta a Grândola, onde o hotel está localizado, é cheia de pinheiros, pássaros voando e campos de arrozais. Bem-vindo ao hotel.

Hotel Sublime Comporta visto do alto (Foto: Trip To Follow)

Hotel Sublime Comporta visto do alto (Foto: Trip To Follow)

|Onde fica

O que muita gente não sabe é que Comporta também faz parte do Alentejo, que faz fronteira com a Espanha ao leste, e compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora, Beja, a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém.

A região de praia do Alentejo ainda é bem menos conhecida e visitada do que Algarve, por exemplo, mas merece ser adicionada ao seu roteiro. Comporta é uma zona com 7 vilarejos, Pego, Carvalhal, Brejos, Torre, Possanco, Carrasqueira e Comporta, e tem um centrinho bem charmoso.

Passeio a cavalo nos arrozais (Foto: Trip To Follow)

Passeio a cavalo nos arrozais (Foto: Trip To Follow)

O Sublime Comporta fica na zona da Muda e está perto de algumas das melhores praias da região. Não é hotel pé na areia, mas está a uma curta distância da praia, cerca de 10 minutos de carro. O litoral, inclusive, tem quase 60km de mar azul e areia branquinha, que vai de Tróia até Melides, passando por vários “spots secretos”, com acesso mais difícil (pergunte a um português e descubra onde esses lugares ficam). Entre as praias mais famosas estão Comporta, Carvalhal e a do Pego.

Em relação a Lisboa, o hotel fica a aproximadamente 1h30 do sul da cidade, totalizando 120km.

|O hotel

O nome do hotel é a impressão perfeita do que o Sublime Comporta é. Se você procurar no dicionário, vai ver que sublime tem significados como ” inexcedível perfeição material”, “superlativamente belo”, “esteticamente perfeito”, “grandioso” e “soberbo”. E eu não encontraria adjetivos melhores que esses para descrevê-lo.

Apesar de estar no meio de um “campo”, o Sublime Comporta tem requinte e luxo. O luxo aqui, inclusive, tem características bem peculiares. Ele não está aplicado no tapete vermelho, em mordomos uniformizados ou lustres de cristais (pelo contrário, ele tem na sua arquitetura uma boa mistura de madeira, aço e tijolinhos), mas sim na experiência que os hóspedes tem por lá, e nos “mimos” e cuidados que o hotel oferece.

Lobby do Sublime Comporta (Foto: Treip To Follow)

Lobby do Sublime Comporta (Foto: Treip To Follow)

Apesar disso, o luxo aparece de forma bem evidenciada nas habitações (principalmente nas vilas), com uma construção típica por fora – estilo das antigas cabanas alentejanas, mais especificamente da região de Comporta -, mas bem moderna por dentro.

As vilas são amplas, com cômodos espaçosos e decoração dignas de capa de revista que estampam a “casa dos sonhos”. Apesar do ar contemporâneo, algumas peças trazem a herança portuguesa. Não é por acaso que o Sublime Comporta é considerado um dos turismos rurais mais requisitados do país.

O hotel surgiu como casa de férias de Gonçalo Pessoa, dono do Sublime Comporta, mas em 2014 a transformação começou. Com a necessidade de abrir a casa para mais pessoas, Gonçalo ampliou a construção e criou uma “casa para amigos” em 2014.

Não demorou muito para o negócio expandir e, em 2016, a herdade de 17 hectares – como os portugueses chamam as fazendas – ganhou mais quartos. Hoje são 24 quartos e suítes e 22 vilas, suportando até 180 pessoas.

Casa espelhada no jardim do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Casa espelhada no jardim do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

|Acomodações

Nós tivemos o prazer de nos hospedar em uma das vilas do Sublime Comporta. As vilas são de 2, 3, 4 ou 5 quartos, têm até 7000 m2 de área privada ao ar livre, pavimento aquecido e muito charme. É uma mistura de clima de cabana com um loft, no qual o interior combinaria perfeitamente se estivesse acomodado em uma grande cidade.

A vila que ficamos foi a de 5 quartos, tem uma sala espaçosa, com TV, sofás confortáveis, decoração clara, clean e bem aconchegante, cozinha americana totalmente equipada e um living com uma lareira charmosa perfeita para os dias frios.

Sala e cozinha da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Sala e cozinha da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Os quartos ficam em um longo corredor com um pequeno espaço da porta principal, que liga à área comum da vila. Quatro dos 4 são bem parecidos – tanto de tamanho quanto de decoração – e um deles é mais amplo e com banheira.

Dois destaques no nosso quarto: uma cama que te abraça, com edredom quentinho; e o chuveiro gostoso, “com vista”. Na verdade, ele tem um vidro (devidamente fosco e quem está de fora não vê nada), que deixa entrar a luz natural e te permite ver um pedacinho do céu.

Um dos banheiros da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Um dos banheiros da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

A vila também tem janelões e, consequentemente, é bem iluminada. Os vidros ampliam a vista para a natureza, mas em alguns casos diminuem um pouco a privacidade, já que nem todas as vilas são distantes umas das outras.

Claro que nossa parte favorita da nossa “casa” é a área externa, com deck de madeira e uma piscina privativa (eleito nosso lugar para um bom vinho no fim da tarde e, claro, para uma sessão de fotos. Cantinho bastante fotogênico). Vale lembrar que todas as vilas têm sua própria piscina particular.

As vilas também são a parte mais “moderna” do Sublime Comporta, com bastante concreto, muito mais do que os outros quartos que são construídos sobre palafitas, reduzindo o impacto ambiental.

Piscina da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Piscina da nossa vila no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Todas as habitações são completas com amenities da marca portuguesa Claus Porto, além de cafeteria Nespresso, minibar (pago a parte) e secador de cabelo.

Entre os outros quartos estão os que ficam na casa principal do Sublime Comporta, primeira construção da herdade. Lá ficam a owner’s suite e os friends rooms. É nesse mesmo prédio onde está o SPA do hotel. No prédio anexo estão as guest suites.

A área mais nova do Sublime Comporta, inaugurada em maio de 2019, é a das bio-pool-suítes. Os bangalôs beiram uma piscina orgânica e são as suítes com decoração mais característica de Comporta.

Para quem não sabe, essas piscinas orgânicas não têm adição de nenhum produto química, o que também inclui cloro. O tratamento da água é 100% feito com plantas aquáticas. A do Sublime Comporta é considerada uma das maiores piscinas biológicas da Europa. E aí, animaria dar um mergulho?

Bio-pool-suítes no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Bio-pool-suítes no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Nessas novas cabanas a decoração é um pouco mais “local”. Tem muita palha, tronco, pedra, madeira e bem menos cimento do que as suítes. São ambientes bem diferentes, então vale a pena ficar atento ao que você busca e que experiência quer ter quando for para o Sublime Comporta.

Por dentro de uma das cabanas do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Por dentro de uma das cabanas do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

|Outras áreas

A área do Sublime Comporta é bem grande, com bastante natureza – e muita natureza ainda em desenvolvimento – Caminhar por lá é bem gostoso, mas você também pode usar bicicletas ou “pegar carona” em um carrinho de golf para se locomover. Esses carrinhos com um motorista ficam à disposição dos hóspedes que precisam ir de um lugar para o outro dentro do próprio hotel.

Se precisa ir da sua suíte para o restaurante, por exemplo, basta ligar na recepção e solicitar que te busquem. O mesmo para regressar, bem prático! Mas quem está de carro na região, claro, pode fazer tudo isso com seu próprio veículo. Também é permitido estacioná-lo ao lado da sua habitação.

Prédio principal do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Prédio principal do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

O SPA fica no prédio principal do hotel e tem tratamentos personalizados para os clientes feitos nas 3 salas de tratamento, sendo uma para casais. Que tal experimentar o banho turco ou curtir uma sauna?

Os produtos são da marca de produtos orgânicos Amala Organic Skincare e são perfeitamente combinados com ingredientes da horta do hotel. O Sublime Comporta também tem uma quadra de tênis e vai inaugurar em breve uma academia.

Além das piscinas das vilas – que são para uso exclusivo de seus hóspedes -, o Sublime Comporta tem 4 piscinas, sendo uma delas a bio pool que falamos acima.

A piscina externa, que fica perto do lobby, está perfeitamente emoldurada na paisagem do hotel, em um deck rodeado de oliveiras centenárias características da região, e fica ao lado de uma zona de chill out, com uma lareira central. Ela foi inspirada em antigos tanques que a comunidade usava para lavar as roupas. Não muito distante dali está a piscina infantil.

Piscina externa do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Piscina externa do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

A piscina coberta e aquecida é “adults only” e fica dentro do SPA. Como pegamos dias mais frios, passamos algum tempinho dentro dela, uma delícia. Durante o “happy hour”, entre às 10h e 11h da manhã, as crianças também podem curtir esse espaço. Dentro do SPA também tem uma lojinha com produtos regionais.

O hotel oferece vários tipos de atividades como passeio a cavalo pelas dunas, arrozais e praias, piqueniques na praia ou na lagoa, visita ao porto palafítico, degustação de vinhos e passeios de barco para ver os golfinhos.

O Porto Palafítico é famoso por ter um belo pôr do sol (Foto: Treip To Follow)

O Porto Palafítico é famoso por ter um belo pôr do sol (Foto: Treip To Follow)

Você também pode curtir o dia em uma das praias, claro, passear no charmoso centrinho, visitar cidades próximas, aprender a pintar um azulejo português e experimentar o cardápio de restaurantes deliciosos da região, como o Sal, por exemplo. Mas isso é assunto para o próximo post.

Lala Rebelo, Paty Ruzene, César Santos, Pimpa Brauem, Priscila Quirós e eu após almoço no Sal

Lala Rebelo, Paty Ruzene, César Santos, Pimpa Brauem, Priscila Quirós e eu após almoço no Sal

|Experiências gastronômicas

Um bom hotel pede uma boa gastronomia. E como em Portugal se come muito bem, no Sublime Comporta não poderia ser diferente. Os bons drinques também não podem ficar de fora. Você pode começar o “tour gastronômico” no bar que fica no lobby do hotel.

Bar no lobby do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Bar no lobby do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Para levar à mesa um cardápio sem defeitos, o hotel tem uma horta orgânica, também chamada por eles como jardim biológico, com mais de 300 variedades de plantas que vão desde ervas aromáticas até flores comestíveis e estão organizadas no jardim por sabores.

O restaurante principal do hotel é o Sem Porta que, como o próprio nome diz, faz referência “oposta” ao nome do hotel e da região, Comporta. Por lá são servidos café da manhã, almoço e jantar. Sua arquitetura foi inspirada nos celeiros da região e ele foi desenhado pelo Arquiteto Miguel Câncio Martins, responsável também pelo Buddha Bar, Man Ray, entre outros, e por José Alberto Charrua.

Restaurante Sem Porta no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Restaurante Sem Porta no Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

O menu do Sem Porta tem inspiração nas tradições locais e é adaptado de acordo com a sazonalidade dos ingredientes, tendo sempre os produtos da horta como destaque. Há opções de pratos típicos, mas também “comfort food” e um menu especial para as crianças. Em um dos jantares optei por um simples macarrão com molho de tomates e estava maravilhoso.

O chef utiliza produtos regionais, trabalhando com pescadores e adegas locais, dando prioridade aos produtos frescos, e sempre que possível, orgânicos.

Macarrão básico e delicioso do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Macarrão básico e delicioso do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

O café da manhã é 100% no estilo buffet e é bem farto com sucos, frutas pães, croissants, frios, embutidos, opções de ovos, pastel de nata, bolos, tortas e até tapioca! Bem delicioso!

Já o Food Circle, segundo restaurante do hotel, é um evento a parte. Já aviso: agende seu jantar!

Não é um simples restaurante, mas sim uma experiência que começa ainda na hora do hotel com o chef fazendo um pequeno tour pelas plantações e explicando alguns destaques que provavelmente vão estar nos pratos servidos lá dentro.

Restaurante Food Circle do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Restaurante Food Circle do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

A estrutura do restaurante também merece destaque. Ele fica localizado no meio do jardim do hotel e, como o próprio nome diz, é um restaurante circular, intimista e que acomoda até no máximo 12 pessoas acomodadas em um balcão (mínimo 6 pessoas). Por lá, tudo é preparado na frente dos clientes e finalizado no fogo central da estrutura. A ideia é fazer referência à tradicional forma de cozimento de seus ancestrais. Incrível!

O jantar tem 10 pratos harmonizados com vinhos e devidamente explicados por um sommelier. A ideia do restaurante também é surpreender o paladar, com misturas exóticas e ingredientes diferenciados. Para nós, o destaque ficou para a última sobremesa, que leva o nome de Abade de Priscos. Só experimentando para entender.

Restaurante Food Circle do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Restaurante Food Circle do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

O hotel conta ainda com o Com Brasa, onde a grelha é a estrela – da carne, ao peixe passando pelos vegetais – tudo é preparado com perfeição.

|Quanto custa e quanto tempo ficar

A diária no Sublime Comporta custa a partir de 225 euros, com café da manhã incluso. Nós ficamos 3 dias e conseguimos aproveitar bastante a região. Claro que se você tiver mais tempo, pode incluir pelo menos mais um dia (e dedicá-lo para curtir 100% o hotel).

O jantar no Food Circle custa 165 euros por pessoa e os pratos no restaurante Sem Porta entre 15 euros e 29 euros.

Piscina de uma das vilas do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Piscina de uma das vilas do Sublime Comporta (Foto: Trip To Follow)

Veja mais fotos do Sublime Comporta na galeria abaixo:

Reserve sua estadia no Sublime Comporta!

Assista aos stories do Trip To Follow em Comporta (destaques Comporta)!

O Trip To Follow conheceu o Sublime Comporta à convite da TL Portfolio.

Tags:  

  1. Larissa says:

    Lugar maravilhoso!! Amei a materia e fiquei super curiosa em conhecer!!! Fotos incríveis tbm!!

    • Tati Sisti says:

      É um hotel maravilhoso, nada fora do lugar! heheh Quando estiver em Portugal, já sabe! <3

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>