Publicado em 02/08/2021 por Tati Sisti
Um reservado refúgio na pequena ilha dos pescadores, no alto do morro do Humaitá, aos pés da Orla Bardot – na charmosa Búzios -, está o Vila d’Este Handmade Hospitality Hotel.
O hotel fica em um cantinho especial do badalado balneário e mantém a privacidade de quem quer relaxar e ainda assim desbravar a cidade seja a pé ou de carro.
Nos hospedamos no Vila d’este em julho de 2021 e superou nossas expectativas. Não apenas pelo visual incrível do mar, mas também pelo atendimento impecável, personalizado e discreto, além da gastronomia excelente e ambiente acolhedor. O clima do hotel fez nos sentirmos em uma beach house italiana.
Leia também
- Juma Ópera: hospede-se no melhor hotel de Manaus
- Conheça as 16 melhores praias de Ubatuba, litoral de SP
- Veja um roteiro completo de 5 dias pelo Jalapão
Fiel à premissa de manter a excelência do serviço como prioridade, o Vila d’este passou por uma série de inovações recentemente e tiramos a prova de que a experiência é completa por lá.
Considerado um refúgio romântico com clima intimista e descontraído, o hotel faz parte da associação de Hotéis Roteiros de Charme, que selecionam seus membros considerando critérios super rígidos de hospitalidade. Não por acaso, o Vila d’este já foi eleito um dos 20 hotéis mais românticos do Brasil. Vale destacar que o local não aceita crianças menores de 14 anos.
Ver essa foto no Instagram
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
|O Vila d’este
O hotel é tradicional na região. São mais de 20 anos de história em um casarão original dos anos 70. Era uma casa de veraneio e foi transformado em hotel pela própria dona, preservando sua autenticidade e tradição. Atualmente são apenas 20 suítes divididas em 5 categorias: Suíte Master Frente Mar (com jacuzzi privativa e aquecida), Suíte Premium Frente Mar (com jacuzzi climatizada privativa), Vila Frente Mar, Vila com Banheira e Classic.
Todas as suítes são equipadas com ar-condicionado, TV por satélite, telefone, frigobar, cofre eletrônico, secador de cabelo, roupa de cama e banho Trousseau, amenities L’Occitane, roupões e cafeteria Nespresso.
A ambientação intimista proporciona um clima acolhedor. A Vila tem uma decoração tropical com toques mediterrâneos e gregos. Entre as obras, quadros do artista plástico Di Angelo e peças garimpadas ao longo de mais de 20 anos de viagens da proprietária do hotel pelo mundo.
A área comum do hotel ainda conta com salas ao lado da recepção, com lareira, TV, livros e revistas. Bem aconchegante também, dá vontade de passar o dia lá.
O Vila d’este tem duas piscinas, sendo uma delas no pátio principal e a outra no andar debaixo, famosa pelas fotos, com vista para a orla, aquecida e com hidro em uma das partes. Dali dá para curtir um dos mais belos pores do sol de Búzios. Ali também fica a sauna e uma parte da piscina. É possível ir da sauna para a área externa ainda pela água.
Atualmente, mesmo atuando com 70% de ocupação por conta da pandemia, o hotel tem mais de 50 pessoas totalmente dedicadas ao handmade hospitality. Resultado desse bom atendimento, grande parte dos clientes, tanto nacional como internacional, é formada por “habitués”.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
Em temos normais, o deck do hotel recebe um DJ residente, que embala os fins de tarde ao som de jazz ou bossa nova.
Em 2021, o Vila d’este foi certificado com um importante selo de qualidade, o XO Private, que é uma referência mundial em hospitalidade. Com essa distinção o hotel passa a integrar uma seleta lista de apenas cinco endereços brasileiros na categoria Sleep Master contemplados pela chancela.
O hotel tem um SPA com massagens terapêuticas cuidadosamente selecionadas para promover o bem-estar. É preciso reservar com antecedência e os valores são pagos a parte. Entre os serviços estão shiatsu, massagem sueca, deep tissue, drenagem linfática e massagem integral.
|Quando ir e onde fica o Vila d’este?
A cidade de Búzios está preparada para receber turistas o ano todo. A alta temporada, claro, é no verão, mas recomendamos muito também visitar a região no interno. A temperatura se mantém agradável, mas a quantidade de pessoas é muito menor. Nós preferimos.
Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, os mais secos são junho, julho e agosto e a alta temporada vai de dezembro até a Semana Santa.
As temperaturas não variam muito ao longo do ano e o clima é sempre agradável, sendo os meses mais quentes no verão, quando a média máxima é de 28°C em fevereiro. Nós chegamos a pegar 25°C durante o dia e 19°C a noite.
O hotel fica no Morro do Humaitá e oferece vista panorâmica para a Baía da Armação. Ele está a 5 minutos de caminhada da Rua das Pedras, o “centrinho” de Búzios, com muitas opções de restaurantes, cafés e sorveterias, além de uma infinidade de lojas.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
A praia dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, Fernandinho e Canto também estão próximas do hotel e é possível chegar caminhando. Outras praias famosas como Geribá e da Foca, por exemplo, estão a 15 minutos de carro.
Como mencionei anteriormente, a orla também é famosa por ter um dos mais belos pores do sol da região. Da piscina do hotel fica ainda melhor.
|Gastronomia
Um dos pontos altos do Vila d’este é, sem dúvidas, a gastronomia. Colocamos o Altto Ristorante & Lounge Bar na nossa listinha de melhores restaurantes do Brasil. A boa notícia: ele é aberto a não hóspedes!
Ele fica dentro do hotel, e tem janelões que nos presenteiam com a orla mais charmosa de Búzios.
É lá onde acontecem os cafés da manhã – perfeitos e completos – além de almoços e jantares, não inclusos na hospedagem. Porém, vale a pena reservar ao menos uma refeição por lá.
O café da manhã é completíssimo. Tem um buffet com sucos, frutas, pães, frios, bolos, doces, sanduíches em formato de aperitivos, tortas, etc, e algumas das melhores mousses que já comi na vida (provei de papaia, manga e banana).
As opções quentes você deve pedir para um garçom. Entre elas, pão de queijo, croissant, tapioca e diversas opções de ovos – peçam ovos beneditinos, só de lembrar deles, já começo a salivar.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
No cardápio do jantar e almoço, destaque para os pratos italianos. Mais uma vez precisamos destacar o que provamos e vale muito a pena: capeletti de shitake com fonduta de abóbora; ostra crocante frita com molho sauvignon blanc (perfeito!); polvo grelhado com conserva de batatinhas, crocante de ervas e azeite trufado, considerado um dos carros-chefes do restaurante; lagosta em manteiga de ervas, pappardelle fresco ao molho de sauvignon blanc. Para a sobremesa, bolinho fondant au chocolat com recheio derretido e sorvete de baunilha.
O menu foi criado sob a orientação do chef Gustavo Mesquita, que gentilmente veio até a nossa mesa após o jantar e nos contou um pouco mais sobre suas raízes e sua história, que justificam o alto nível da gastronomia.
Ao lado do restaurante fica o bar, que também serve como apoio para as duas piscinas do hotel. Durante o jantar, provei o drinque da casa, o Spicy Heaven (gengibre, gin infusionado com pimenta e cítricos). Gabriel optou pelo chá de hibisco com limão siciliano, o mesmo que fomos recepcionados na nossa chegada.
|Nossa experiência no Vila d’este
Assim que chegamos ao Vila d’este, fomos recepcionados por um funcionário que nos ofereceu um drinque e explicou detalhes do hotel e também aproveitou para dar dicas imperdíveis da região. Afinal, essa era a nossa primeira vez na cidade – ótima escolha para a primeira hospedagem!
O hotel aposta em um projeto Insider, que proporciona vivências dentro e fora do Vila d’este a partir de recomendações exclusivas do concierge. Dessa forma, é possível conhecer o que eles chamam de “Búzios Original”, que inclui a pequena vila de pescadores, além dos restaurantes, praias e passeios desenhados em detalhes pela proprietária, Bárbara Ronchi, que conhece em detalhes cada pedacinho da península.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
Nós ficamos na Vila com Banheira, que tem cerca de 22 metros quadrados. Essa categoria tem uma decoração exclusiva em um layout moderno, mas que preserva a estrutura original da propriedade.
A categoria pode acomodar até duas pessoas em camas de solteiro ou cama casal king size. Achamos o quarto bem charmoso, confortável, cheiroso e prático.
O jardim de entrada abriga uma mesinha com duas cadeiras e a banheira – quem nos acompanha lá no Instagram @triptofollow sabe o quanto somos apaixonados por banheiras e chuveiros externos. Ao lado da banheira tem uma porta que leva diretamente para o chuveiro que, consequentemente, tem uma porta que nos leva até a pia. O toilette fica em uma portinha ao lado dessa área.
A pia é interligada ao quarto em si, onde ficam a cama – daquelas bem difíceis de sair de tão gostosas -, o armário com cofre, o cantinho do café e a entrada que já nos direciona para o jardim.
A gente amou tanto o hotel, a vista, que quase não nos arriscamos a sair de lá no primeiro dia de hospedagem. Quisermos curtir cada cantinho. E assim foi. Finalizamos com o mais belo pôr do sol que vimos na região, diretamente da piscina. Que sorte a nossa, nem parecia mais um dia de inverno.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
E depois que o sol se põe. Observar o movimento diretamente o deck ao lado do restaurante também é uma delícia! Como mencionei anteriormente, a gastronomia é a cereja do bolo nessa experiência: não esqueça de reservar ao menos um jantar ou um almoço.
O hotel não tem estacionamento, então é preciso deixar o carro na rua em frente ao hotel. Não tivemos problemas em encontrar vaga, mas imagino que durante a alta temporada essa deve ser uma missão mais difícil. Para parar nas ruas de Búzios, é preciso pagar R$ 3,50 a hora ou R$ 30 o dia.
|Serviço
Os valores das diárias no Vila d’este variam de acordo com a acomodação, dia da semana e mês de preferência. Veja os preços e faça sua reserva aqui.
Endereço: Alto do Humaitá, 11, Humaitá, Búzios, CEP 28950-000, Brasil
|Sobre Orla Bardot e Búzios
Ícone de Búzios, a Rua das Pedras sintetiza o glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, essa “passarela” reúne bares, restaurantes sofisticados, lojas de grife, cafés e galerias de arte. Sua extensão natural é a Orla Bardot, onde se situa o hotel.
Este trecho da Baía da Armação é uma homenagem à diva Brigitte Bardot, que esteve por lá no verão de 1964. Depois de sua passagem, Búzios nunca mais foi a mesma. Acompanhada diariamente pela imprensa, BB (iniciais da atriz francesa) projetou internacionalmente a antiga aldeia de pescadores, que virou município e tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros.
Em sua homenagem, a prefeitura criou a Orla Bardot, instalando no local uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural. Fica a poucos passos do hotel.
***FAÇA SUA RESERVA NO VILA D’ESTE HANDMADE HOSPITALITY HOTEL***
Veja mais fotos na galeria abaixo:
Ági Bester says:
Que delícia de relato, dá vontade de ir imediatamente pra lá!