Publicado em 14/03/2021 por Tati Sisti
Em um lugar especial no coração de Manaus, o Juma Ópera é daqueles hotéis que te abraçam em receptividade, aconchego, beleza e culinária.
O Juma Ópera é irmão do Juma Amazon Lodge – hotel de selva que também nos hospedamos – e serve como combinação perfeita para quem organiza uma viagem na Amazônia.
Diferentemente do Juma Amazon Lodge, o Ópera tem mais requinte e elegância, mas algo tem algo extremamente importante que mantém perfeitamente a identidade entre os dois: a valorização da cultura local.
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA AMAZON LODGE***
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA ÓPERA***
Se hospedar lá é uma experiência e uma verdadeira imersão na região. Se sua ideia é ir para a região na intenção de conhecer a selva, dedique alguns dias da viagem para conhecer famosos pontos turísticos de Manaus, como o Mercado Municipal, o Palácio Rio Negro, o encontro dos rios Negro e Solimões etc. Também é possível fazer um bate-volta até Presidente Figueiredo.
Estando no Juma Ópera, muitos desses pontos poderão ser visitados caminhando. Os hóspedes ficam rodeados de um grande patrimônio cultural e desfrutam de todo conforto de um hotel de categoria superior.
Ver essa foto no Instagram
|Quando ir e onde fica o Juma Ópera?
Manaus e Amazônia podem ser visitados o ano inteiro. Se a chuva for sua preocupação, não se preocupe, ela também pode fazer parte da experiência. A chuva é mais escassa entre junho e novembro.
O calor é constante em Manaus e a temperatura varia entre 22ºC e 40ºC em qualquer mês (A temperatura média anual fica na casa dos 27ºC). O clima é bastante úmido. O Juma Ópera fica aberto durante todo ano.
O Juma Ópera está no coração de Manais, na Avenida 10 de Julho, em frente ao famoso Teatro Amazonas, cartão-postal da cidade, rodeado pelos melhores bares e restaurantes.
|O Juma Ópera
O Juma Ópera foi inaugurado em fevereiro de 2020, fechou com a pandemia e reabriu em meados de novembro do mesmo ano com todos os protocolos de segurança.
Ele fica em construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, atualmente, é o único hotel boutique de Manaus.
O casarão principal exigiu um meticuloso processo de recuperação. Nele o ex-presidente americano Theodore Roosevelt esteve no início do século XX, durante sua expedição à Amazônia com o Marechal Rondon.
Todo o projeto, com a assinatura do conceituado arquiteto Roberto Vinograd, busca estar em equilíbrio com as antigas construções do entorno. Toda fiação da frente do hotel foi enterrada, valorizando ainda mais a vista para o nosso vizinho famoso.
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA AMAZON LODGE***
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA ÓPERA***
São apenas 41 quartos espalhados nos casarões que foram completamente restaurados, mas mantêm suas características arquitetônicas principais, deixando o hotel ainda mais incrível.
Todos eles têm tratamento acústico em suas portas, paredes e janelas e a maioria deles tem vista direta para o Teatro Amazonas. Todas as camas de casal são king-size e alguns banheiros possuem banheira.
O conjunto ganhou dois outros “anexos” que, apesar de serem novos, ganharam as mesmas características.
A decoração merece destaque. O conceito eco-luxury permanece em móveis e objetos em tons claros, além de muitos objetos indígenas espalhados por todos os ambientes. A premiada arquiteta Débora Aguiar foi responsável por tudo e associou sua sofisticação com as antigas construções e o riquíssimo artesanato local.
O Juma Ópera é sustentável, tem energia solar no sistema de aquecimento e vários espaços revestidos por cerâmicas de vidro reciclado.
O bar do hotel fica em uma área entre o lobby e o restaurante, atendendo a ambos. Possui uma excelente vista para o Teatro. O destaque do nosso cardápio de drinks são os coquetéis da casa, sempre com uma pitada local.
Moderna, a academia fica na parte superior do casarão principal e tem uma surpreendente vista para a cúpula do Teatro Amazonas.
A piscina é um show à parte. Ela foi construída no rooftop do hotel, cercada por um guarda-corpo de vidro que propicia vistas lindas do Teatro Amazonas, do Palácio da Justiça e da Igreja de São Sebastião. No horizonte, é possível avistar até o Rio Negro.
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA AMAZON LODGE***
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA ÓPERA***
|Gastronomia
Localizado sob uma impressionante cúpula composta de ferro e vidro, o Restaurante Ópera tem peixes, carnes e pitadas de culinária indígena que complementam seu variado cardápio internacional.
Além da imponente estrutura interna, o restaurante também tem um terraço muito agradável, ideal para drinks regionais com a vista deslumbrante do Teatro Amazonas logo à frente.
A renomada chef Sofia Bendelak mescla pratos contemporâneos com elementos da gastronomia amazonense.
Recomendamos o Risoto de tacacá (tucupi, jambu e camarão fresco), creme de cogumelo Yanomami com castanhas em lascas, dadinhos de tapioca e queijo coalho com geleia de tucumã picante e o Bombom de alcatra (envolto com bacon) com batata rösti (ralada e assada) e farofa de ovo.
|Nossa experiência
Nos hospedamos no Juma Ópera depois de dias incríveis no Juma Amazon Lodge, hotel de selva mais incrível da região. Veja como foi nossa experiência aqui. Foi ótima a escolha de ficar alguns dias em Manaus depois de ficarmos na selva. Por lá os dias são intensos, começam super cedo. Em Manaus, conseguimos dormir até tarde e passear com calma. Já aviso que a cama é daquelas que te abraçam e te fazem querer ficar 5 minutinhos a mais.
Nós ficamos na Suíte Ivete, bem na frente do Teatro Amazonas. São apenas 2 suítes nessa categoria e ambas mantiveram o piso de madeira original da época.
Elas têm mais de 60m² e pé-direito altíssimo. Uma é térrea e a outra se encontra no segundo andar, acessível por uma escada de madeira original. Ambas contam com uma sala e são para casais, mas por conta de seu tamanho amplo podem tranquilamente acomodar uma cama extra.
O banheiro é grande e com banheira e, mais uma vez, a decoração é impecável. Muito conforto para dias relaxantes ou de muito turismo pela cidade.
A vista do quarto é única. O Teatro Amazonas está praticamente dentro do quarto. Realmente não existe localização melhor.
Provamos o serviço de room servisse e fomos ao restaurante, as duas experiências aprovadíssimas.
Fim de tarde + começo da noite era a combinação perfeita para ficarmos na piscina. Ver o céu escurecer e as luzes da cidade acenderem do rooftop do hotel foi um dos nossos momentos favoritos. Pegamos a piscina quase 100% vazia, aproveitamos demais.
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA AMAZON LODGE***
***FAÇA SUA RESERVA NO JUMA ÓPERA***
|Preço e reserva do Juma Ópera
O Juma Ópera tem estadias a partir de R$ 650 por noite, para o casal, no Standard Vista Jardim – apartamentos de até 27m². A Suite Ivete, que nos hospedamos, custa a partir de 1125 por noite para o casal.
Os valores variam de acordo com a temporada. Você pode fazer sua reserva aqui.
A diária no Juma Ópera inclui café da manhã – que é maravilhoso, por sinal. Aproveite para conhecer o Juma Amazon Lodge. Faça sua reserva aqui.
Assista aos stories da nossa viagem para a Amazônia aqui.
Assista aos stories da nossa viagem para Manaus aqui.
Assista aos stories da nossa viagem para Presidente Figueiredo aqui.
Q&A sobre a viagem para a Amazônia.
Veja mais fotos na galeria abaixo: