Tire o Certificado Internacional de Vacinação online

Basta se vacinar no SUS ou em uma clínica privada, se cadastrar no site oficial, fazer a solicitação e aguardar o envio por email

Agora ficou mais fácil tirar o certificado internacional de vacinação. A partir dessa terça-feira, 29, o processo de emissão do CIVP – Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – passa a ser online. Esta é a famosa carteirinha que prova que você é vacinado contra febre amarela!

Com isso, basta tomar a dose integral da vacina gratuitamente em um posto do SUS ou em uma clínica privada, guardar o certificado fornecido na hora da aplicação e dar entrada ao pedido do Certificado Internacional se cadastrando no Portal de Serviços do Governo Federal (são passos simples e bem intuitivos). Se você já tiver uma conta no Brasil Cidadão, basta acessá-la usando seu CPF e senha.

JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTFOLLOW

O prazo de emissão da primeira via é de 5 dias úteis e o da segunda via, 7 dias úteis. Nas duas opções o documento pode ser impresso em casa. Se você precisar da segunda via, poderá acessar o Portal de Serviços e imprimir novamente. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.

CIVP (Foto: Tati Sisti)

Durante esse processo você precisa ter em mãos o número do seu CPF, um documento de identidade com foto digitalizado e o comprovante da vacina também digitalizado. O arquivo ficará disponível para impressão sempre que necessário e tem validade vitalícia.

Todo esse serviço é gratuito. O Brasil é o primeiro país a oferecer um serviço online, gratuito e descentralizado de emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

|CIVP para viajar

Para viajar para alguns países, a apresentação do CIVP é obrigatória. Para saber se seu país de destino exige esse documento, consulte o site oficial da Anvisa.

É importante lembrar que os países exigem que o turista tenha tomado a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem para que ela possa fazer efeito. Mesmo se você não tiver uma viagem em mente, pode antecipar esse procedimento já!

Em 2014 a OMS – Organização Mundial da Saúde – reconheceu que uma única dose da vacina contra a febre amarela oferece imunidade para a vida toda. Sendo assim o CIVP segue os mesmos conformes.

Tags:  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>