Publicado em 28/11/2018 por Tati Sisti
Notícia boa para os viajantes de plantão! O Banco Central mudou a regra e taxa de câmbio para cartão de crédito no exterior. A partir de agora, ela será a do dia do gasto. O anúncio foi feito pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, nesta quarta-feira (28).
Atualmente os bancos cobram a taxa de câmbio vigente no dia do vencimento da fatura e, por isso, o dono do cartão era surpreendido com contas mais altas do que esperavam.

Cartão de crédito (Foto: PxHere)
Permitida pelo BC desde o final de 2016, opção de travar cotação do dólar em compras e pagar fatura com o câmbio do dia de cada transação só é oferecida pela Caixa.
JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM?
Segundo Goldfajn, a nova norma permitirá que o comprador tenha maior previsibilidade em compras no exterior porque ele saberá, no momento do pagamento, a exata taxa de câmbio que será cobrada em sua fatura.
Essa é uma decisão que será obrigatória. Mas caso o cliente queira pagar a taxa que divulgada no dia da fatura, poderá tentar negociar com o banco.
A mudança levará um tempo para acontecer porque todos os sistemas de cartões de créditos dos bancos vão passar pela mudança.