Por que todo mundo está falando de Comporta?

Pouco explorada por brasileiros a região portuguesa é um destino que merece atenção

“Hamptons dos anos 70, St Barth dos anos 80 e José Inácio e Trancoso dos anos 2000”: foram essas as comparações feitas pela Revista Forbes para definir a charmosa praia de Comporta, em Portugal, apontada em 2017 pelo New York Times como um dos melhores destinos do mundo para se visitar. E enquanto o mundo inteiro não fica sabendo, a elite europeia e os mais antenados aproveitam para fincar o guarda-sol nessa extensa praia localizada ao centro-sul do país.
 E é exatamente por estar ainda muito intocada, rodeada por uma natureza preservada – graças a muitas restrições ambientais vigentes – e construções típicas, que o charme dessa região portuguesa tem atraído tantos olhares interessados. Um paraíso ainda pouco explorado por brasileiros, Comporta fica a cerca de 1h30 de Lisboa e não por acaso é reduto de celebridades como Madonna, Cristian Louboutin, Philippe Starck e Jacques Grange.
Hotel Sublime Comporta (Foto: Divulgação)

Hotel Sublime Comporta (Foto: Divulgação)

O mar é azul turquesa e a areia bem branquinha. Existem faixas de praias desertas, outras praias mais conhecidas como a Praia do Pêgo, Carvalhal e também a badalada Praia da Comporta. Se você é do tipo que não arreda o pé até o sol se pôr, existem opções de restaurantes na praia mesmo. Um exemplo é o Comporta Café, que tem um ótimo serviço e serve pratos típicos portugueses. Há música ambiente e bons drinques. O Ilha do Arroz também é uma ótima opção, mas segue bem a linha “beach club”, com um lounge com enormes puffs coloridos e vista para o mar. Como seu nome diz, a especialidade é o arroz.

JÁ SEGUE O TRIP TO FOLLOW NO INSTAGRAM? @TRIPTOFOLLOW

Aliás, arroz é mesmo o forte da região muito conhecida por seus extensos arrozais, em meio as dunas. Com vista para os campos de arroz e de propriedade de uma das pessoas mais descoladas de Lisboa, o Museu do Arroz é um restaurante elegante que vale a visita, já que possui cena noturna com a presença frequente de djs durante a temporada de verão. Mas, a parada obrigatória é mesmo no conhecido restaurante Sal.
Por lá não faltam excelentes opções de frutos do mar, peixes frescos e mesas com vistas para a praia. Por ser ótimo para longos almoços com os amigos, o indicado é fazer reserva com antecedência. Mas, se o Sal estiver muito cheio outras boas opções não faltam. É o caso da Dona Bia, quase um segredo local, que tem como especialidade o arroz malandrinho.
Já no quesito atividades, o mais indicado é conhecer a região em passeios a cavalo por uma vista deslumbrante. A empresa Cavalos na Areia (favorita da Madonna) realiza um passeio imperdível pelas vinhas, dunas e arrozais onde se tem uma ideia da imensidão da zona costeira. Na região há ainda diversas atividades como pesca, observação de pássaros e golfinhos, golfe, surfe, vinícolas e degustações de vinho, ioga, degustação de Ostras do Sado com um pescador local no Porto Palafitico. Outro passeio imperdível é o piquenique especial organizado pelo Sublime Comporta – melhor hotel da região – e oferecidos apenas para os hóspedes. Ele acontece numa praia deserta quase secreta.

|Hospedagem

Por mais que a região seja perto de Lisboa, vale hospedar-se por lá e recarregar as energias. O hotel Sublime Comporta é perfeito para isso. Incrustado na natureza e com décor elegante e distinto, o Sublime é um misto de simplicidade e modernidade. Escolha uma das vilas com lareira, ideais para apreciar bons vinhos portugueses.
Para os amantes da gastronomia, o hotel oferece três opções. O principal, chamado “Sem Porta” tem a arquitetura inspirada nos celeiros da região e a cozinha traz receitas tradicionais portuguesas, utilizando produtos regionais e orgânicos sempre que possível.
Hotel Sublime Comporta (Foto: Divulgação)

Hotel Sublime Comporta (Foto: Divulgação)

Já o “Food Circle” fica localizado em meio ao jardim orgânico do hotel, nele há um balcão para 12 pessoas que queiram viver uma experiência gastronômica única – debaixo de um céu estrelado, rodeado de ervas e aromas. No restaurante, utiliza-se apenas métodos de cozinha ancestrais e o fogo tem protagonismo – o jantar é servido à luz da fogueira, inclusive – , deixando para trás as técnicas mais modernas.
O chef Tiago Santos serve tudo o que nasce no jardim gastronômico do hotel e tudo a sua época. Desde vegetais até flores comestíveis, raízes e sementes, tudo harmonizado com carne e peixes ou com produtos de parceiros locais cuidadosamente selecionados. Além disso, é feita também uma seleção de vinhos nacionais com o objetivo de premiar toda a experiência gastronômica.
O hotel conta ainda com o “Com Brasa”. O nome diz tudo, já que nesse espaço a arte é a dos grelhados e são várias as opções de carne, peixe e vegetais preparadas com perfeição. Para acompanhamento são servidas saladas e vegetais leves que combinam com as altas temperaturas.
E para quem valoriza os cuidados com o corpo e a mente e o meio ambiente, o SPA do Sublime Comporta se compromete a oferecer experiências aos clientes na forma mais pura através dos produtos naturais da Amala Organic Skincare, que são 100% feitos de extratos naturais. O arroz e o sal marinho – destaques da região – também foram incorporados em alguns tratamentos oferecidos. E se na gastronomia algumas experiências são “farm to table”, no SPA, os ingredientes vão diretamente do jardim para a pele, isso pois todas as manhãs, as terapeutas colhem no Jardim Biológico do próprio hotel (que conta com mais de 300 variedades de plantas), os ingredientes necessários para o melhor equilíbrio entre corpo e mente. Com uma abordagem holística, o Sublime SPA integra – a par dos mais variados tratamentos de corpo e rosto – serviços da medicina tradicional chinesa como Acupunctura, Tui Na ou Auriculoterapia.
Serviços de Personal Training , aulas de ioga e tênis também estão disponíveis. O espaço conta ainda com 3 salas de tratamento (uma para casais), sauna, banho turco, piscina interior aquecida, um ginásio e um pavilhão exterior, de madeira, onde se podem realizar algumas aulas e tratamentos em contato direto com a natureza.

* Com informações da TL Portfolio

Tags:  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>