Geração Z não quer visitar destinos cheios de turistas

Segundo uma pesquisa recente da Booking.com, mais da metade (61%) dos brasileiros da Geração Z não consideraria visitar um local que esteja saturado de turistas.

Ao planejar sua próxima viagem, a Geração Z* mostrou estar consciente dos efeitos que suas decisões têm sobre o planeta. Segundo uma pesquisa** recente da Booking.com – líder digital no mercado de viagens, que conecta os viajantes com opções incríveis de lugares únicos para ficar, com diversas experiências imperdíveis e com opções descomplicadas de transporte -, mais da metade (61%) dos brasileiros da Geração Z não consideraria visitar um local que esteja saturado de turistas.

Além disso, dois em cada três (65%) desses jovens argumentam que o impacto ambiental causado sobre seus destinos de viagem é um fator importante a ser levado em consideração.

Neste quesito ‘over-tourism’, inclusive, as demais gerações do País se mostram bem alinhadas: o mesmo vale para a Geração X* (65%) e dos Baby Boomers* (65%). Apenas os Millenials* são mais despreocupados com essa situação: 57%, a porcentagem mais baixa de todas as gerações, dizem que deixariam de visitar um destino caso soubessem de antemão que ele é ameaçado pelo excesso de turistas.

Jovens da Geração Z não querem visitar destinos cheios de turistas (Foto: Pxhere)

Jovens da Geração Z não querem visitar destinos cheios de turistas (Foto: Pxhere)

|Volunturismo

Outra preocupação da Geração Z é retribuir enquanto viaja. Quase metade (48%) desses brasileiros, por exemplo, diz que deseja fazer trabalhos voluntários nas férias – um número acima da média global (37%) e que posiciona os jovens do País como a 6ª nacionalidade mais engajada neste sentido. Eles são seguidos de perto pelos Millennials* (47%) e viajantes da Geração X* (46%). Já em meio aos Baby Boomers* brasileiros, apenas 32% estão abertos ao “volunturismo”.

Em paralelo, uma comparação direta entre os brasileiros da Geração Z com os viajantes da mesma geração de países da América Latina, coloca o Brasil à frente dos argentinos (37%) e mexicanos (46%), mas atrás dos colombianos (51%) – os mais engajados na região.

Além disso, segundo o levantamento, para 6 em cada 10 (64%) jovens brasileiros da Geração Z, o voluntariado deixa a experiência de viagem mais autêntica, já que há a oportunidade de conhecer os moradores locais e sentir que fizeram a diferença para essas pessoas.

Já quando o assunto é ecologia, a Geração Z se mostra mais consciente que as demais: 70% gostariam de ficar em uma acomodação que respeite o meio ambiente. Esse número é maior que a porcentagem das gerações anteriores:65% da Geração X, 61% dos Baby Boomers e 58% dos Millennials pensam dessa forma.

Por fim, mais da metade (58%) dos viajantes de todas as idades escolheria reduzir sua pegada de carbono ao limitar a distância percorrida em viagens, e essa escolha se mostra ainda mais forte com a chegada da Geração Z. Isso porque 76% deles dizem que, tendo chegado ao seu destino de férias, utilizariam meios de transporte ecológicos, como veículos híbridos/elétricos, transporte público e até mesmo bicicleta ou caminhadas.

*Geração Z – pessoas com idade entre 16 e 24 anos
Geração Y/ Millenials – pessoas com idade entre 25 e 39
Geração X – pessoas com idade entre 40 e 54
Baby Boomers – pessoas acima de 55 anos

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre 21.807 participantes com idade superior a 16 anos (25% dos quais tinham idade entre 16 e 24) em 29 mercados (incluindo mais de 1000 da Austrália, Alemanha, França, Espanha, Itália, China, Brasil, Índia, EUA, Reino Unido, Rússia, Indonésia, Colômbia e Coreia do Sul; e mais de 600 do Japão, Nova Zelândia, Tailândia, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Hong Kong, Croácia, Taiwan, México, Países Baixos, Suécia, Singapura e Israel). O trabalho de campo foi realizado entre 01 e 16 de maio de 2019. A pesquisa foi realizada on-line.

Com informações da assessoria de imprensa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>